Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Recensão Literária "Histórias do (A)Mar" Passatempo

9789896970505.jpg

        Autor: Ana Amorim Dias

        Título: Histórias do (A)Mar

 

         Editora: Chiado Editora

         Data de Publicação: Dezembro de 2010

         Páginas: 452

 

         ISBN: 978-989-6970-50-5

 

 

         Idioma: Português

         Colecção: Viagens na Ficção

 

         PVP: 17€

 

Sinopse

«Em "Histórias do (A)Mar", descobrimos três brilhantes romances, contados sob o signo do amor e tendo como elo comum o mar.


O "Galeão" inicia-se há alguns séculos, com o naufrágio de um velho navio pirata e a história de vida dos seus ocupantes. Muitos anos depois, junto à costa, novas personagens dão vida aos destroços da embarcação, nos quais um bar de praia se torna o centro da acção. Tanto os personagens como a magia do próprio local se vêem interligados com os acontecimentos de há séculos atrás, numa mística apaixonante e surpreendente.


O "Sol da Vida" é a história de um famoso actor de Hollywood que, pouco antes de celebrar o seu quadragésimo aniversário, é surpreendido por uma carta da avó, já falecida, que o leva a um regresso à sua Itália natal. Na herdade da sua infância descobre a insuspeita história de amor daquela fantástica avó, numa viagem ao passado que lhe vai transformar o futuro.


Em "O Velho Farol", Duarte, um convicto solteirão lisboeta, jornalista de profissão, vê todo o seu mundo ser abalado ao conhecer a poderosa Isabel. No centro da trama encontra-se também António, um velho pescador cuja vida foi passada a amar uma sereia...
»

 

 

Crítica / Recensão Literária

 

Foi o primeiro trabalho que li da autora, Ana Amorim Dias, e devo dizer que me surpreendeu pela positiva.

Começando pela capa do livro, quem adora o mar, vê aqui espelhada uma grande paixão. É de uma beleza enorme, de uma simplicidade e envolvência sem igual.

O título entrelaça-se com o conteúdo adivinhando as linhas que constituem a sinopse e os dois elementos comuns em cada página: o Mar e o Amor.

 

Um romance, ou uma coleção de romances - uma vez que são 3 - leves, fluidos, de uma leitura marcante mas descontraída, em que os sentimentos e as emoções têm um papel essencial. As personagens são marcantes, mas tão atuais e reais que se podem facilmente confundir com qualquer pessoa que cruze o nosso caminho.

A escrita é descritiva, mas na medida certa, nota-se que é um livro cuidado, com bastantes revisões e de uma qualidade acima da média. Graficamente é um livro apelativo e muito bem estruturado.

 

Analisando agora o conteúdo de cada história, a primeira foi a que menos me encantou. Terminou de uma forma que me fez querer saber mais, mais detalhes e pormenores. Fiquei com uma sensação de um certo vazio, uma sensação agri-doce. Vazio esse completamente colmatado pela segunda história. Esta foi de longe a minha favorita, muito completa, surpreendente e muito real. E a terceira, e última do livro, com um carácter mais reflexivo que nos faz meditar sobre muitas questões com que já nos podemos ter deparado neste caminho que é a vida.

IMG_20160419_225217.jpg

 

Um livro para ser lido à beira mar, no verão, para permitir uma maior ligação com as 3 histórias presentes no mesmo. Umas horas com uma excelente companhia. Uma autora a acompanhar!

 

«O mar olha para mim ameaçador, como o futuro. Está cinzento e zangado, num tempestuoso prenúncio.

Está um frio cortante, mas não tão intenso como o que sinto dentro de mim com a tua ausência.»

 

E como eu sei que ficaram bastante curiosos, em parceria com a Chiado Editora, tenho um exemplar para oferecer.

Acede ao Formulário Aqui!

 

Quanto ao sorteio, só existem dois campos obrigatórios: o nome e o e-mail, para vos poder contactar caso sejam os grandes vencedores, portanto, qualquer um pode participar. Quanto aos restantes campos: Se forem subscritores do blog no sapo, ou por e-mail, ganham mais um ponto, se forem seguidores no facebook da Chic' Ana, ganham outro ponto extra, o que aumenta a probabilidade de ganharem!

 

Passatempo ativo até dia 1 de Maio, os resultados sairão dia 2 de Maio.

 

Boa sorte a todos!

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.