Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

RansomWare

Sexta-feira foi um dia em que todos nós queríamos ter tido direito a tolerância de ponto... E eu acabei por ter, da parte da tarde, só que forçada! (Nunca ouviram a expressão "Careful What You Wish For"? Pois eu aprendi a lição!)

 

Estes últimos dias foram marcados pela visita do Papa, pelo Benfica ter ganho mais um campeonato e por termos feito História ao ganhar o Festival da Eurovisão (parabéns Salvador, Luísa e todos os outros que contribuíram para esta possibilidade). Só que os acontecimentos não ficaram por aqui, não...

 

Os dias foram marcados também por um ciber-ataque, em 150 países que fez mais de 200 mil vítimas (maioritariamente empresas, mas também residenciais), sim, os números ainda não são definitivos e a tendência é a de aumentarem quando as pessoas regressarem ao trabalho e ligarem os computadores.

 

Este vírus, conhecido por RansomWare, é um vírus que encripta a informação total presente no computador, ou seja, não a elimina ou destrói, mas impede que os utilizadores consigam aceder a ficheiros, programas, enfim, à totalidade do computador, a menos que paguem um resgate em bitcoins.

 

As diretivas são para que as pessoas liguem o PC sem estar ligado à Internet / rede, procurem no ambiente de trabalho um ícone com as mãos dadas... Se existir este ícone, o PC está de facto corrompido, se tiveram a sorte de escapar, então sim, liguem-no normalmente à Internet e façam figas para que as atualizações automáticas ou mesmo o e-mail não o traga e contamine o PC.

 

Eu não tive sorte, e o meu PC foi contaminado... Daí o meu silêncio a partir de sexta-feira ao almoço..

Se não vos responder, já sabem... ainda estou infetada!

 

Atualização: verifiquem se têm algum ficheiro tasksche a correr no PC, se o tiverem, mesmo sem o ícone, estão contaminados.

 

Nota: Pelo que percebi, e a partir das pessoas que me rodeiam, apenas dois sistemas operativos do Windows foram afetados - O Windows 7 e o Windows XP. Espero que esteja tudo bem por esses lados...

 

ransomware.jpg

 Para mais informações sobre este ataque / vírus, consultem o SAPO Tek, aqui.

 

Mas como nem tudo são más notícias, hoje estou também neste cantinho com uma entrevista que adorei, do princípio ao fim.. E que por todo o carinho me conseguiu colocar com uma lágrima no canto do olho!! OBRIGADA!!!

5 comentários

  • Imagem de perfil

    Chic'Ana 15.05.2017 10:06

    Bom dia, e tu também pdoes ter sofrido uma tentativa de ataque, mas que não foi bem sucedida.. ainda bem!
  • Imagem de perfil

    O Paciente Impaciente 15.05.2017 10:10

    Espero que não, mas o meu pc nestas últimas semanas tem ficado super lento, tenho de o formatar novamente ou então comprar outro ainda mais rápido.
  • Imagem de perfil

    Chic'Ana 15.05.2017 10:33

    Verifica se tens se tens algum ficheiro taskeng a correr no PC, se o tiveres, mesmo sem o ícone, está contaminado!.
  • Imagem de perfil

    O Paciente Impaciente 15.05.2017 10:42

    Utilizei agora a pesquisa do Windows e não detectou nada, eu estava para formatar o pc no sábado mas não consegui e como a minha irmã só cá veio a casa ontem à noite já era tarde para fazer alguma coisa, no entanto disse ao meu cunhado que não estava a conseguir e ele falou-me qualquer coisa na bios, da última vez foi ele quem formatou o meu pc porque o Windows 10 que uso está numa pen mas tenho de arrancar primeiro o cd do Windows 7 e tenho de fazer uma configuração qualquer que já não me lembro como se fazia, é triste eu ter 33 anos e já não perceber nada de Informática.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.