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Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

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Pedido de fatura no Portal Viva - Opinião

Sou apenas eu que acho esta ideia completamente descabida? Em primeiro lugar quando preenchemos o formulário para ter direito ao passe, colocamos no mesmo o nosso NIF. Portanto, com um simples cruzamento de dados, seria fácil emitirem automaticamente a fatura, e, que eu saiba, constitui atualmente uma obrigação legal (No verão até os vendedores de Bolas de Berlim passavam faturas em pleno areal).

 

Mas, passando este primeiro impedimento, para evitar filas em bilheteiras que se encontram encerradas ou sem horário fixo, temos uma nova dificuldade: É necessário ter internet para ter direito a uma fatura e saber manusear minimamente a mesma para o fazer? A população mais idosa deverá ter algumas dificuldades neste processo. E não só…

 

Dotada então do meu recibo de carregamento e de um computador, vou ao portal viva e espantem-se, tenho a seguinte mensagem de erro: 

img1.bmp

 

No dia seguinte a funcionalidade já está disponível. Procuro pelos meus dados e não encontram qualquer registo do carregamento efetuado. Leio as instruções com mais detalhe e existe a seguinte chamada de atenção: 

img2.bmp

 

Há qualquer coisa que não faz sentido nesta frase. Envio um e-mail para o apoio e percebo então que a emissão da fatura só está disponível após 48 horas. Mais um dia em que não consigo pedir a fatura.

 

Volto então no dia seguinte e quase a finalizar o procedimento, tenho de confirmar que não sou um robot. Ok, até aqui tudo bem. Mas uma pessoa precisa de saber inglês para conseguir concluir o pedido da mesma?! 

img3.bmp

  

Pedir uma fatura é uma autêntica aventura e que, infelizmente, não se encontra acessível a toda a população. Não querem rever este processo? Pelo menos tornar o mesmo um pouco mais intuítivo e totalmente em português?

7 comentários

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    Chic'Ana 26.01.2017 09:07

    É um rol de dificuldades tremendo e sem sentido. Há imensas pessoas que ainda nem possuem acesso à internet... E estar com processos em inglês então é para esquecer, temos uma grande parte da população que não conhece o idioma.
    Ora nem mais!
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    Heidiland 26.01.2017 09:18

    E não podemos esquecer que a língua oficial em Portugal continua a ser o português. É verdade que aprendemos esse idioma na escola, mas não podemos esquecer que a população em Portugal continua a ser envelhecida e mesmo os mais novos, nem todos dominam o inglês.
    Se querem que as pessoas adiram que tornam o processo mais simples.
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    Chic'Ana 26.01.2017 09:20

    Precisamente. É um processo de verificação que poderia ser facilmente substítuido. Nem que fosse por aquele de copiar caracteres ou fazer uma conta simples de 1+1. Há inúmeras opções.
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    Heidiland 26.01.2017 09:23

    Há um muito simples: "se não é um Robot, click aqui". É uma forma muito simples que até os bloggers utilizam na confirmação de comentários. A fatura são coisas que o Governo anterior inventou. Uma manobra de distração para ninguém se questionar sobre o BES e outros casos escandalosos.
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    Chic'Ana 26.01.2017 09:25

    Olha, melhor ainda, muito mais fácil! Mas a questão é: necessitamos de factura para descontar nem que seja 1€ no IRS. Eles têm os nossos dados. Porque não é automático?
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    Heidiland 26.01.2017 09:27

    Pois! Também não compreendo as complicações do processo.
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