Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

O feriado voltou

Depois da noite de Halloween temos o tão aguardado regresso do feriado de Todos-os-Santos. Este feriado celebra todos os santos e mártires católicos cristãos.

Recordo-me de na infância, ser um dia em que fazíamos uma espécie de peregrinação aos cemitérios mais afastados para recordar entes falecidos (O Dia dos Fiéis Defuntos é a 2 de Novembro mas, passou-se a usar o 1 de Novembro para recordar os falecidos). Era o dia em que eu comia sopa da pedra no Cartaxo (ficava em caminho no regresso).

 

Nas aldeias existia, e ainda existe, a tradição de pedir o "Pão por Deus". As crianças juntam-se e percorrem as casinhas, de porta em porta, recebendo broas, pão caseiro, pevides.. Os mais velhos provam a água pé pela primeira vez, e percorrem as adegas, se bem que a maior parte das vezes chegam à ultima, se chegarem, já bastante tocados!

São tradições engraçadas, que estão a perder terreno para as tradições mais comerciais, como o Halloween. Eram tradições e costumes que envolviam o contacto entre as pessoas, que valorizavam o convívio e a união. Têm alguma tradição ou episódio que se recordem deste dia?

 

Agora, e falando um pouco mais sobre a vertente laboral, se eu pudesse, os feriados seriam sempre encostados aos fins de semana. Esta segunda-feira é um misto de segunda com sexta, em que temos a preguiça do fim de semana, mas já estamos com um pé no feriado.

Quarta-feira será novamente uma segunda-feira, um dia em que custa regressar ao trabalho. Será que é realmente produtivo ter um dia livre a meio da semana?

 

Aproveitem bem a noite de hoje, se forem festejar, e o feriado de amanhã da melhor forma possível, e.... cuidado!

cinco.jpg

Uma história assustadora a não perder! Um episódio contado na primeira pessoa. Espreitem aqui!

262 comentários

Comentar post