Melancolia
À semelhança de Janeiro e Fevereiro, esta última quarta-feira de Março é o dia de responder ao desafio palavras (quase) perfeitas. Este desafio foi criado pela Cris e podem ver o resultado da segunda iteração aqui. Qualquer um é livre de participar e é muito engraçado ver as várias formas como cada blogger interpreta a mesma questão.
A palavra deste mês é Melancolia!
Melancolia é uma palavra que pode ter vários significados. Ora vejamos, comummente eu não aprecio. Não aprecio a forma como se manifesta em nós: como uma tristeza e uma apatia profunda. Pode mesmo por vezes ser considerada uma doença, uma depressão do ponto de vista psiquiátrico, um processo de luto sem o existir na realidade.
Contudo, se encararmos a melancolia como um estado mais romântico, esta pode ser caracterizada como algo desejável, como algo que enriquece a alma e o coração. São momentos de reflexão e introspeção, normalmente caracterizados pela saudade de alguém ou de algo muito marcante.
É normal uma pessoa sentir melancolia um dia ou umas horas, mas se esse estado se tornar permanente, tem de encontrar ajuda o mais rapidamente possível.
Uma lição a reter: Estar infeliz não é a regra.. é a exceção! Todos temos os nossos momentos de infelicidade, a vida é mesmo assim, constituída por altos e baixos, contudo, temos de lutar pela nossa felicidade. Nunca, mas nunca baixem os braços, valorizem-se, confiem, não há impossíveis, basta acreditar, basta querer, basta sonhar!