Já é tempo de desmontar?
Desde o regresso das férias que sinto uma presença a mais em casa, é algo inexplicável.
Sinto que estou a ser observada constantemente, e acreditem que já espreitei debaixo da cama, já fui ver se há algum ladrão na despensa, já fechei todos os estores e verifiquei fechaduras. Mas a presença mantém-se, e ontem, ao olhar para o calendário percebi o que se estava a aproximar lentamente…. A data que a semana passada parecia tão distante, está ao virar da esquina, é já esta sexta-feira – o dia da desmontagem da árvore de Natal e de todos os enfeites.
Segundo as tradições católicas, o tempo de Natal termina com o dia de Reis, dia 6 de Janeiro, e portanto, é a data oficial para se desmontar tudo. Mas, será que não podemos prolongar a data? Arrastar a mesma umas semanas? A casa está tão bonita…. E os enfeites “gritam” para não serem novamente escondidos dentro de caixas!
Em conversa com alguns colegas percebi que a data de desmontagem deles varia consideravelmente:
- Alguns já a desmontaram, pois os gatos deram cabo da mesma;
- Outros esperam que o cão a derrube, pois o cão é que decide quando termina o Natal;
- Outros fazem a vontade às crianças e deixam-na estar até que alguém fure um olho nas hastes do pinheiro;
- E outros nunca a chegam a montar para não terem o trabalho de a desmontar.
Eu, que não tenho crianças nem animais, não tenho desculpa para ela continuar em pé. Se enfeitar a casa é todo um momento de magia, quando toca a desmontar é o salve-se quem puder.
Este fim de semana será o momento fatídico! Até lá, os enfeites vão continuar a olhar para mim, a suplicar para não serem arrumados e esquecidos até ao final do ano.
E vocês, já têm data para desmontar a árvore? Ou vai ser o vosso novo cabide?