Férias: Cuidado com o Sol!
Ontem falei-vos do que o sol poderia fazer a algumas superfícies. Hoje, vou focar-me na incidência do sol na nossa pele e nos cuidados a ter para a proteger. Não se esqueçam que o sol pode ser muito benéfico quando moderado, mas em excesso, pode ter consequências desastrosas.
Truque número 3: Cuidado com o sol!
Alguns conselhos a seguir:
- Reduzir ao máximo a exposição solar entre as dez e as dezasseis horas;
- Usar óculos escuros com a devida proteção;
- Usar protetor solar de forma adequada e repetir a sua aplicação de duas em duas horas, sempre que estiver exposto diretamente ao Sol;
- Vestir roupas leves, claras e amplas que reduzam a exposição do corpo ao Sol;
- Beber muitos líquidos, principalmente água: recomenda-se dois litros no total;
- Fazer refeições leves: saladas e frutas, em especial se estiver na praia e quiser tomar banho;
- Procurar sombra;
- Aquando da exposição prolongada ao sol, entrar devagar na água.
Os danos que o sol provoca podem não ser visíveis no imediato, mas com o passar dos anos, vão aparecendo.
Lembro-me que aqui há uns tempos adormeci por 30 minutos perto da piscina. Não foi muito tempo, mas o sol estava fortíssimo, quando me levantei com o calor que estava, de que me lembrei eu? De me atirar no imediato para a piscina..
Só vos digo que nunca, mas nunca mais repeti a brincadeira. Fiquei de tal forma tonta e mal disposta, o choque térmico foi tão grande que tive muita sorte em que os efeitos tenham sido apenas estes.
O perigo pode acontecer a qualquer pessoa, não pensem que é apenas ao próximo. Portanto, vamos ter cuidado e cuidar de nós!
E para finalizar... Esperemos que Portugal ganhe a meia final de hoje, e que os Galeses consigam honrar todos os compromissos que tinham agendados. Ora vejam:
- Joe Ledley, médio defensivo, está de casamento marcado para o próximo sábado, mas visto terem chegado às meias-finais viu-se obrigado a adiar o casamento;
- Chris Gunter, cujo irmão se casa nos próximos dias, não vai estar presente. Os pais também decidiram que não vão assistir ao casamento do filho, pois a oportunidade de verem um filho a jogar a final do Euro é menos provável que os verem a casar;
- A esposa do treinador está grávida e no fim do tempo, com previsão para o nascimento no inicio deste mês.
Que me dizem? Vamos ajudar os Galeses a estarem em todos estes locais super importantes?