Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

112 - Número de Emergência

No passado dia 11 de Fevereiro, comemorou-se o Dia Europeu do 112. E vocês perguntam: ok, e onde está o facto relevante?

 

O facto relevante reside precisamente em que apenas 49% dos cidadãos portugueses o conhece!

 

Este número pode ser utilizado para questões relacionadas com saúde, mas também em outras situações tais como: incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas, em primeira linha, por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito.

A chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país a qualquer hora do dia, mas por favor, apenas a utilizem em caso de necessidade. Não percebo como é que 75% das chamadas recebidas não se adequam a este canal, é uma percentagem muito elevada!


Informe, de forma simples e clara:

  • O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);
  • O número de telefone do qual está a ligar;
  • A localização exata e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;
  • O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;
  • As queixas principais e as alterações que observa;
  • A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.

Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.

Da próxima vez que ligar 112 lembre-se: As chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. Os falsos alarmes afetam a capacidade de resposta às verdadeiras emergências.

 

Insólito: Este fim de semana presenciei um caso inédito, que me fez escrever este post. Estávamos a almoçar num restaurante, quando a dada altura um amigo meu se levanta muito aflito a dizer que tem de ir chamar um táxi. Ora, nós pensámos logo que era para alguém vir ter connosco, ou que alguém necessitava de transporte e até nos oferecemos para dar boleia caso fosse necessário. Não, ele afinal tinha recebido uma mensagem, em que a pessoa dizia que se estava a sentir mal, e que precisava de um táxi para ir para as urgências 

Chic' Ana: Então, mas ele está assim tão mal?

Amigo: Está mesmo mal, não se está a sentir bem.

Chic' Ana: Então porque não ligou para o 112, não consegue falar? Não consegue dar os dados necessários?

Amigo: Consegue sim, mas ele quer um táxi.

Chic' Ana: Faz mal, no 112 dão-lhe as instruções necessárias e só enviam o INEM caso seja fundamental. E a saúde 24?

Amigo: Acho que não é caso para tanto! Ele nem deve saber que isso existe.

 

Sou apenas eu que fico incrédula com esta falta de informação, havendo tantos canais para o efeito? Estamos na era da informação.. Mas será que sabemos aquilo que realmente importa?

 

Fonte de informação aqui.

deposito_0252.png

 Valorizem a vida real!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.