Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Chic'Ana

“Não posso mudar a direção do vento, mas posso ajustar as minhas velas para chegar sempre ao meu destino” by Jimmy Dean

Recensão Literária e Passatempo "Ciclone" - Vanessa Gingeira

Hoje tenho para vos apresentar Vanessa Gingeira e o seu primeiro romance, "Ciclone". Este é um romance que conta com o cunho pessoal da autora - as suas raízes, experiência de vida e um acontecimento que tanto marcou Portugal. Querem saber mais?

  

capa_ciclone_ebook.jpg

 

Autor: Vanessa Gingeira

 

Título: Ciclone

Editora: Chiado Editora

Data de Publicação: Setembro de 2016

Páginas: 266

 

ISBN: 978-989-51-8917-5 

 

Idioma: Português

PVP: 14€

 

 

Sinopse

“Lisboa foi assolada no dia de ontem por um terrível ciclone.”


Xica, Rita e Tília são muito diferentes e vêm chegar às suas vidas Maria, a pequena irmã cheia de premonições estranhas. Em época de pós guerra, na região rural da margem sul do Tejo, influenciada pela grande metrópole, Lisboa, as vivências destas raparigas decorrem entre alegrias e brincadeiras, infortúnios e coincidências.

Num elenco de personagens únicas, místicas, aventureiras, sofredoras, modernas e até calculistas, a história atravessa o tempo num fio condutor que encaminha as vidas das quatro irmãs a um destino inesperado.

 

Crítica / Recensão Literária

 

Em 1941 Portugal foi assolado por um ciclone que deixou um rasto de destruição por todo o país. Os danos provocados foram consideráveis: além de um elevado número de mortos, feridos e de desaparecidos, as infraestruturas também sofreram, com estradas cortadas, árvores arrancadas, casas destelhadas, chaminés derrubadas, ligações telegráficas e telefónicas interrompidas, naufrágio de embarcações, etc.

 

E é com esta introdução que começo a análise ao livro, um livro de escrita simples, fluída, um livro que nos transporta facilmente para o universo das três irmãs, Xica, Rita e Tília, com os seus dramas tão característicos da adolescência e a inocência sempre presente nas mais novas.

Vivem de uma maneira muito humilde, numa época em que as mulheres eram relegadas para segundo plano – o trabalho era predominantemente masculino, ficando as mulheres encarregues da casa e do campo, os casamentos ainda eram combinados e as saídas estavam muito limitadas e controladas.

Com o desfolhar das páginas, apercebemo-nos de uma bela surpresa: vai nascer outra irmãzinha, mas uma menina muito especial, cheia de premonições e pensamentos que vão convergir para o grande acontecimento de 1941 e que afetará especialmente esta família com algumas mortes.

Mas até o acontecimento ter lugar, temos tempo para nos apaixonar por estas personagens: aventureiras, alegres, modernas, para a época em que estão inseridas, brincalhonas, sensíveis. Temos tempo para viver amores impossíveis, para a intensidade e sinceridade de sentimentos e temos ainda tempo para ficar a par dos costumes e tradições daquela época.

 

É um livro que constitui uma aventura, uma história que podia ser bem real, ideal para se ler com o tempo chuvoso e de tempestade. Um primeiro romance muito bom, que nos deixa com um sentimento de saudade das personagens. 

Parabéns Vanessa por esta brilhante estreia! Ficamos a aguardar novos livros.

  

passatempo ciclone (1).jpg

 

    

Acede aqui ao formulário!

 

Quanto ao sorteio, só existem dois campos obrigatórios: o nome e o e-mail, para vos poder contactar caso sejam os grandes vencedores, portanto, qualquer um pode participar. Quanto aos restantes campos: Se forem subscritores do blog no sapo, ou por e-mail, ganham mais uma entrada na tabela, se forem seguidores no facebook da Chic' Ana, ganham outra entrada, o que aumenta a probabilidade de ganharem!

 

Passatempo ativo até dia 21 de Fevereiro, os resultados sairão no dia seguinte.

 

Boa sorte a todos!

 

Quem disse que o dia dos namorados não pode ser para todos? Daqui a pouco sai o resultado do passatempo anterior. Feliz dia dos namorados, a todos os comprometidos, com a vida, com uma pessoa, com um animal, connosco!

139 comentários

Comentar post

Pág. 1/7